Em todos os nossos objetivos devemos tentar fazer sempre o melhor, pois assim ninguém poderá nos condenar por não termos tentado, mas muita gente poderá nos elogiar por termos conseguido. Em Guiné-Bissau acreditamos, FIA! "Los Turkus"

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO Iº ENCONTRO CULTURAL E DESPORTIVO DOS ESTUDANTES AFICANOS NO BRASIL


REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDANTES AFRICANOS NO BRASIL
“GRUPO LOS TURKUS BARÊ”

Iº ENCONTRO CULTURAL E DESPORTIVO
DOS ESTUDANTES AFICANOS NO BRASIL

TEMA: A NOSSA CULTURA É DIVERSA!

BRASIL
DEZEMBRO 2009 E JANEIRO 2010

RELATÓRIO DE ATIVIDADES


Tendo em conta a necessidade de se incentivar e promover laços de solidariedade entre os povos e considerando a importância de se incentivar o patriotismo entre as gerações mais novas e a motivação dos mesmos em interagir com os colegas africanos e brasileiros em temas que são de interesse mútuo, como as histórias dos países que se identificam, foi realizado o Iº Encontro Cultural e Desportivo dos Estudantes Africanos no Brasil que teve início no dia 20 de Dezembro de 2009 com o primeiro dos três shows do cantor e compositor Guineense Patchi di Rima no âmbito do “Brazil Tour”, show esse realizado no Rio de Janeiro e que contou com presença em massa de estudantes africanos e brasileiros e foi considerado algo inédito, uma vez que o Rio de Janeiro nunca antes havia recebido show de um cantor de nacionalidade guineense. Na sequência do “Brazil Tour” o cantor Patchi di Rima seguiu para Fortaleza realizando seu segundo show no dia 27 de Dezembro de 2009, onde ao contrário do que ocorreu no Rio de janeiro não houve a adesão e empolgação esperada por parte dos estudantes africanos e brasileiros de Fortaleza. O último Show realizado em São Paulo no dia 29 de Dezembro de 2009 foi sucesso de público e houve enorme empolgação entre todos os presentes. De ressaltar que durante o “Brazil Tour” o cantor e compositor Patchi di Rima esteve sempre acompanhado de um elemento do agrupamento LOS TURKUS
BARÊ, do nosso colaborador Móises Tassu Djú e do DJ Mandas (Noelson Teixeira).

Após o grande êxito do “Brazil Tour 2009” do cantor e compositor Patchi di Rima, havia chegado a hora voltarmos o foco para a grande festa de confraternização que se realizara nos dias 01, 02 e 03 de Janeiro de 2010, reunindo mais de 250 pessoas dentre elas estudantes africanos, braileiros e afins. A festa foi um acontecimento inédito pela organização e disciplina que se tornaram evidentes antes, durante e após o mesmo. Houve aprovação da maioria dos participantes que nos elogiaram bastante e se mostraram muito solidarios connosco. Isso nos deixou muito orgulhosos, pois sabiamos da expectativa gerada em torno do nosso projeto, mas também do cepticismo em relação a nossa capacidade organizacional por parte de algumas pessoas. Enfim como é dificil agradar a gregos e troianos houveram algumas pessoas que nos criticaram, alegando insuficiência de comida durante a festa. A essas pessoas gostariamos de assegurar que acatamos essas criticas e nos dispusemos a melhorar esse aspecto nos próximos eventos que viermos a realizar, tanto num futuro recente quanto remoto. Mas também queremos dizer a essas pessoas que faltou um pouco de bom senso e civismo de algumas pessoas presentes na festa, que ao se servirem não se preocuparam minimamente com os demais convidados.

O proprietário da discoteca Lumis Club, o Fran de nacionalidade Nigeriana e onde se realizou o Show do cantor e compositor Patchi di Rima em São Paulo, que esteve presente na festa e se surpreendeu com tamanha organização e disciplina durante a festa de confraternização, nos propôs idealização de noites africanas no espaço dele todos os sabádos com o propósito de entretermos os africanos e brasileiros interessados em compartilhar cultura e ideais dos dois povos irmãos unidos por laços seculares. Nos sentimos então obrigados a abraçar essa causa, cientes da responsabilidade que o mesmo acareta.

As noites africanas tiveram inicio no dia 09/01/10 com a animação do DJ Tony e DJ Bebé’, proporcionando um ambiente típicamente africana e brasileira com músicas do Brasil e dos Países africanos, como Gumbé, Soukus, Decalé, Kuduro, Zouk, Nbalack, Kizomba, Funana, Samba, Foró, MPB, Axé, entre outras.

No sábado seguinte, dia 16/01/10, proporcionou-se um ambiente com músicas típicas africanas e brasileiras supracitadas pelos DJ`s supramencionados e jogos diversos, tais como dança de cadeira, concurso de dança, reconhecer namorados, perguntas sobre cultura geral, entre outros. Nos dias 5 e 6 de Janeiro realizou-se as partidas de futsal entre os estudantes africanos na quadra da PUC-SP e nos dias 28, 30 e 31 de Janeiro realizou-se amistosos (mini torneio), no Centro de Praticas Esportivas da USP, entre os estudantes da Guiné-Bissau, de Angola e do Brasil, o que teve como vencedor a Guiné-Bissau, após uma vitória de 9 – 5 encima de Angola.

O evento foi considerado um marco em São Paulo pela grandeza, estruturação, diversificação e pluraridade educativa e cultural.

Tendo em conta a não disponibilização da Discoteca por parte do proprietário no dia 23/01/10, uma vez que o mesmo já havia sido previamente alugado para outro evento, decidiu-se, então em comum acordo entre todos os integrantes do agrupamento LOS TURKUS BARÊ e considerando a sugestão da realização de um Piquenique pelo nosso agrupamento antes de deixarmos a cidade de São Paulo, achamos, então, pertinente usarmos o dia 23/01/10 para realizar este sonho de varias pessoas admiradoras da capacidade organizacional do LOS TURKUS BARÊ. Apesar da pouca adesão (cerca de 70 pessoas), o evento foi considerado pelas pessoas presentes um sucesso no quesito organização, disciplina e “ERMONDADI”.


AGRADECIMENTOS

Agradecemos a todos que directa e indirectamente nos apoiaram na realização deste projecto, em especial os Senhores/ras:

Sr. Apatche Liga Có (Patche di Rima)
Sr. Noelson Teixaira (DJ Mandas)
Sr. Mando
Sr. Byaksybu Naboma Mango
Sr. Mino
Sr. César Ferragi
Sr. Orlando Cristiano da Silva
Sr.ª Odete Costa Semedo
Sr. Nando
Sr. Jean Agostinho
Sr. Augusta Henriqueta Lopes
Srª Gawar Maise Vieira Lopes
Sr. Moisés Tassu Dju
Sr. Benjamin
Sr. Bacari Cassama
Sr.ª Vanessa Soraia Vireira
Sr.ª Elizangela Mendes Delgado
Sr. Mário Luís Capaz
Sr.ª Aline Camoles
Sr. Yuri da Cunha Gomes
DCE-USP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL


Mail contacto: losturkus@yahoo.com.br

4 comentários:

Rev disse...

Si Ala djabi!!! È cussa na bai lundju di +++!!! Meus parabens perante grandes esforços realizados pela dedicação com grande carrinho de amor nas atividades!!! isto demostra que estamos vivos do que nunca vamos continuar a trabalhar em prol do desenvolvimento social e a união entre os guineense!!! +++ uma vez meu agradecimenmtos a todos que fizeram desta grande encontro um espaço de consideração de opinoes,confraternização,amizade,trabalho e harmonia...
Hoje podemos dizer que vencemos +++ temos muito a fazer pela nossa nação bissauguineenses... prque é o nosso dever de retribuir aquele milagroso e humilde nação.... Do grande Amigo e Irmão de Los turkos Baré !!!! Revelino Mamadu embalo...

Sanca disse...

Por tudo que foi feito só merece palmas para todos Estudantes que colobrarão de uma forma tão natural de Vive esta luta "fia"

Anônimo disse...

Vasquinho e Lera, parabéns!!! o relatório ficou excelente e eu estou mais feliz ainda por tanta dedicação e capacidade de pensar e de agir de vocês e de todos nós deste grupo. Parabéns á todos!!! A LUTA CONTINUA....ESTAREMOS SEMPRE PRONTOS PARA NOVOS DESAFIOS!!!Abraços.

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Vasquinho e Lera, parabéns!!! o relatório ficou excelente e eu estou mais feliz ainda por tanta dedicação e capacidade de pensar e de agir de vocês e de todos nós deste grupo. Parabéns á todos!!! A LUTA CONTINUA....ESTAREMOS SEMPRE PRONTOS PARA NOVOS DESAFIOS!!!Abraços. Eija Marisa

24 de fevereiro de 2010 18:21