Em todos os nossos objetivos devemos tentar fazer sempre o melhor, pois assim ninguém poderá nos condenar por não termos tentado, mas muita gente poderá nos elogiar por termos conseguido. Em Guiné-Bissau acreditamos, FIA! "Los Turkus"

domingo, 9 de maio de 2010

NOVA BANDEIRA DA UNIÃO AFRICANA (UA)


A Bandeira da União Africana foi formalmente substituída a 31 de Janeiro de 2010. A aprovação deu-se durante a 14ª Assembleia de Chefes de Estado e de Governo, que decorreu em Addis Abeba.

A nova Bandeira foi hasteada pela primeira vez, durante este evento, entoando-se em simultâneo o respectivo Hino, às 10h24 (hora local), pelo Presidente Muammar El Khadafi e por elementos do corpo de segurança que retiraram a antiga Bandeira.


Já anteriormente este tema tinha sido analisado numa Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, constando inclusive essa indicação nas decisões da 8ª Cimeira da União Africana (30 de Janeiro de 2007). Foi então decidido que se deveria lançar um concurso para selecção de uma nova Bandeira. Foram apresentadas mais de cem propostas diferentes, elaboradas por cidadãos africanos.


Uma Comissão especializada da União Africana estudou cuidadosamente cada proposta e obteve uma “short list” para seleccionar a nova Bandeira. Durante a 13ª Assembleia os Chefes de Estado e de Governo examinaram as várias propostas seleccionadas e respectivos relatórios elaborados para o efeito.


A nova Bandeira, com um fundo de cor verde, simboliza a esperança e as aspirações Africanas. As 53 estrelas, de cor dourada, simbolizam o número de Estados-Membros da União Africana. No meio do ciclo, com estrelas, encontra-se um mapa de África, a verde e uma efígie com raios solares estilizados e brancos.

Um comentário:

"djosef" disse...

Fia Galeras de Los Turkus "TK"!!!!!!
Abosss Prope Ku Xta Na Brasil!!!!
BoNa Kurti BoNa Riiiiiiiiiii.........