Em todos os nossos objetivos devemos tentar fazer sempre o melhor, pois assim ninguém poderá nos condenar por não termos tentado, mas muita gente poderá nos elogiar por termos conseguido. Em Guiné-Bissau acreditamos, FIA! "Los Turkus"

terça-feira, 7 de setembro de 2010

A Guiné-Bissau arrancou bem na eliminatória para o CAN 2012 vencendo o Quênia por 1-0

A Guiné-Bissau arrancou bem na eliminatória para o CAN 2012. A turma nacional recebeu no último sábado e venceu o Quénia por 1-0. O treinador da selecção guineense, o português Luís Norton de Matos estreou-se com a vitória e prometeu pontuar frente a Angola no próximo dia 10 de Outubro, em Luanda.
O técnico Norton de Matos iniciou a partida com o sistema táctico ofensivo de 4-3-3 que resultou num domínio do jogo e algum recuo ao adversário. O avançado queniano assustou toda gente na passagem do minuto 32 quando teve uma oportunidade e rematou ao poste do guarda-redes nacional, Iano (que actua no Santa Maria de Cabo-Verde), foi o homem do jogo por ter neutralizado três ou quatro ocasiões de violar a sua baliza. Aos 76 minutos, num lance de cruzamento de Zezinho (júnior do Sporting de Portugal) pelo lado direito do ataque para a grande área adversária onde surgiu o avançado Dionísio Fernandes (Niche), capitão, (que joga no Fátima, em Portugal) cabeceando para o fundo das malhas do guardião queniano, fazendo explodir alegrias dentro e fora do Estádio “Lino Correia” com capacidade de cerca de 2500 adeptos.
No capítulo disciplinar, a grande novidade deste encontro é que o trio de arbitragem vindo da Tunísia actuou duma forma imparcial e positiva, facilitado pelo ambiente do espectáculo, fair-play entre jogadores sem que no entanto tenha exibido qualquer cartolina ao longo dos 90 minutos da partida. No final do jogo, o técnico português mostrou-se feliz e confiante pela vontade e determinação dos jogadores. Norton de Matos afirmou que a vitória frente ao Quénia não foi por acaso, foi o resultado de um trabalho de pouco tempo. “Aliás, vamos confirmar a nossa qualidade e determinação dentro de um mês em Angola, trazendo um resultado positivo”, acreditou. Para se registar na história e servir de arquivo eis os convocados deste jogo: Iano, na baliza; Bruno Fernandes, Banjai, Bacari e Macedo estiveram no sector defensivo; Emiliano, Romíssio e Vani formaram o meio campo enquanto que Zezinho, Bucundji e Niche eram homens mais avançados do terreno. No banco de suplentes estiveram Germano (2º guarda-redes), Ailton, Pumpo, Wilson, Sufrin e Jó (Ailton, Pumpo e Jó entraram na 2ª parte) .
Os adeptos festejaram a vitória, inclusive houve uma manifestação de alegria do público guineense pelas ruas da capital. Aliás, foi um enchente jamais visto na história do futebol guineense. Os sons e buzinas dos carros não faltaram, as bandeiras do país foram erguidas bem alto ao longo da avenida principal e nos bairros periféricos. Em conferência de imprensa no final do jogo, o seleccionador disse que era importante ganhar o primeiro encontro. “A vitória no primeiro jogo encoraja os jogadores, a equipa técnica e o país, em geral. De acordo com o Norton de Matos, a convocatória continua aberta para mais jogadores mas, não para aqueles que ausentaram com argumentos «falsos» que disseram: “o meu pai está doente; quero jogar na selecção portuguesa ou a Guiné-Bissau não tem estabilidade”, salvo os pedidos formais de desculpas ao país.
O Presidente da República, Malam Bacai Sanhá, emocionado pela vitória do seu país frente ao Quénia convocou um encontro com os jogadores para felicitar-lhes pelo resultado alcançado no sábado, 4 de Setembro, prometendo aos atletas nacionais deslocar até Angola para assistir este embate a 10 de Outubro próximo. O Chefe de Estado reafirmou a sua declaração aquando da passagem da Taça do mundo pelo país que a Guiné-Bissau marcará presença no campeonato do mundo em 2014. Com o mesmo sentido de felicitar os atletas, o Primeiro-Ministro, Carlos Gomes Júnior, manteve encontro com estes e prometeu atribuir-lhes cartões de emigrante que os identifica para que, em caso de documentação para aquisição de terrenos de construção civil, despachos de viaturas fossem gratuitamente aos jogadores. Entretanto, sabe-se que o Governo deu como prémio de jogo a cada atleta um montante de quinhentos euros numa lista de 21 jogadores. Acrescenta-se que todos estes futebolistas vieram de diferentes campeonatos dos países da Europa e da Africa e que já deixaram a Guiné-Bissau na segunda-feira, 6 de Setembro rumo aos respectivos clubes de militância.

Fonte: Jornal Nô Pintcha

Nenhum comentário: