Em todos os nossos objetivos devemos tentar fazer sempre o melhor, pois assim ninguém poderá nos condenar por não termos tentado, mas muita gente poderá nos elogiar por termos conseguido. Em Guiné-Bissau acreditamos, FIA! "Los Turkus"

domingo, 19 de junho de 2011

BOCUNDJI CÁ APOIA A FUNDAÇÃO "NINHO DA CRIANÇA" EM BISSAU

Bocundji Cá
O internacional guineense Bukundji Cá e o gabinete de boa imagem deste futebolista procederam, dia 15 de Junho, à entrega de alguns géneros alimentícios, equipamento desportivo (camisolas) e produtos de higiene à Fundação “Ninho da Criança”.

Como de costume, sempre que termina o campeonato na Europa este jovem jogador da selecção aproveita o seu tempo livre para gozar às ferias com os familiares e amigos no seu país de origem. Este ano o futebolista decidiu inverter a pirâmide, dedicando as suas férias para a promoção de várias actividades, com ênfase para acções sociais e desportivas conjuntamente com o seu núcleo de gabinete de boa imagem, composto pelos jornalistas Amarante Sampa, Cícero Spencer, e dos seus fãs, nomeadamente, N`Duba Té, Tuto, Carlos vulgo Nika Panduru e Laurindo Ontadja.

O gesto de caridade de Bukundji Cá para com as crianças vulneráveis é um caso raro ou se não inédito na historia de um jogador de futebol em activo.

Com a chegada de Bukundji Cá a Fundação Ninho da Criança, os jovens do Bairro Militar cercaram o recinto deste centro de acolhimento gritando numa só voz “Bukundji i bó i mindjor e abó kú nó misti” (Bucundji você é o melhor e você mesmo que queremos). Este ambiente eufórico do público do Bairro Militar criou de que maneira, alguma dificuldade aos jornalistas nos seus trabalhos porque todo mundo queria fazer aperto de mãos com ele.

Para além do público, próprios os funcionários do centro ficaram encantados com o gesto e a presença desta figura incontornável do futebol guineense.

Depois da visita e a entrega das materiais às crianças da fundação, Bukundji Cá na sua primeira reacção (por aquilo que viu e ouviu dos trabalhadores da Fundação “Ninho das Crianças”), disse que a iniciativa da Primeira-dama, Mariama Mané é de louvar porque está a ajudar o país. Segundo este jovem futebolista não podia ficar de lado sem dar o seu apoio à iniciativa da Mariama Mané.

A este propósito, Bukundji Cá disse ter sentido a obrigação de fazer algo para o país porque nasceu das famílias pobres, na tabanca, por isso tem a consciência das dificuldades que os mais carenciados passam.

De acordo com ele, a iniciativa não partiu sozinho dele mas sim foi graças a colaboração dos velhos e amigos do Bairro de Bandim, neste caso Induba Té, Cícero Spencer Gomes, Tuto, Valdomar Tchongô, Amarante Sampa, Laurindo Ontandja e Nika Panduro que tomaram iniciativa de tornar este sonho numa realidade.

“Este gesto para mim hoje tem um significado muito grande porque faz-me relembrar do meu passado” explicou.

Bukundji Cá disse que investir nas crianças é investir no futuro do país porque é a partir daí que amanhã vão sair mais Bukundji e quadros que vão dirigir a Guiné-Bissau.

Exortou as pessoas de boa vontade para darem mais atenção a Fundação Ninho das Crianças porque elas precisam de ajuda e algumas destas crianças são órfãs.

Garantiu que sempre que tiver oportunidade vai continuar a dar o apoio à estas crianças e pediu desculpas às outras crianças das Aldeias SOS e Casa Emanuel que não conseguiu visitar porque teve tempo limitado, mas todavia garantiu que no próximo serão também os primeiros a beneficiar.

Em reacção, a directora adjunto da Fundação “Ninho das Crianças” Nhalin Mané visivelmente satisfeita com o gesto, disse que o donativo chegou na hora exacta porque estão a precisar de mais apoio para assistir aquelas crianças.

Nhalin Mané informou que nunca chegaram de receber apoio de um jogador por isso este gesto de Bukundji Cá significa muita coisa, tendo apelado aos outros jogadores para seguirem os exemplos deste jovem.

No quadro das suas actividades, Bukundji Cá e seu núcleo visitarão, no sábado de manhã, o veterano do futebol guineense, Armando Manhiça, e a tarde vai ser organizado um torneio de futebol no campo de Central na zona de paragem de Biombo.

De salientar que no âmbito da sua estadia em Bissau, Bukundji Cá passou por quase todas as rádios e TGB para dar entrevistas sobre a sua carreira e das acções de caridade que decidiu à Fundação “Ninho das Crianças”.

Um comentário:

A hora da vida disse...

Muito Obrigado grande amigo de Criança fia ku Deus sta ku bo.